top of page

Como limpar portas laqueadas?

Atualizado: 24 de jun. de 2022


Elegantes e contemporâneas, as portas laqueadas Madeiral chamam a atenção pelo seu acabamento sofisticado, com superfície suave e cantos arredondados


Confeccionadas com os melhores materiais disponíveis no mercado, nossas portas laqueadas podem ter sua vida útil estendida indefinidamente, se alguns cuidados básicos de limpeza e manutenção forem observados.


Nesse artigo, falamos especificamente sobre a limpeza. Confira a seguir!



De quanto em quanto tempo limpar as portas laqueadas?


Tudo depende do ambiente no qual a porta é instalada, pois isso influencia diretamente no volume de pó que a porta pode acumular, assim como na quantidade de mãos que passarão por ela. Uma pequena atenção semanal pode ser necessária, mas o ideal é que a limpeza seja realizada a cada 15 dias.



Como limpar portas laqueadas?


Graças à excepcional qualidade de seu acabamento, as portas laqueadas Madeiral demandam um esforço mínimo na hora da limpeza. Tudo pode ser feito de maneira rápida e fácil!


Se você tem o hábito de realizar uma faxina semanal, uma pequena atenção à porta já é suficiente. Uma vez por semana, passe um pano seco para retirar o pó. Realize esse procedimento nas vistas, batentes e na folha do kit porta.


Em períodos mais espaçados, especialmente no caso de portas brancas, realize a limpeza do kit com auxílio de pano ou flanela levemente umedecida com água e sabão ou detergente neutro, de modo a eliminar manchas mais visíveis. Não aplique o sabão diretamente sobre a porta, sob risco de causar manchas.


O enxágue dos componentes do kit porta pronta é vetado, a menos que seja um kit externo à prova de água.



Porta Pivotante branca laqueada, modelo de porta especial
Porta Pivotante

Como limpar portas de correr?


Em portas de correr - tanto de trilho aparente como de trilho embutido - a limpeza dos trilhos, roldanas e guias deve ser realizada com auxílio de aspirador de pó, de modo a retirar os resíduos acumulados. Esses elementos não devem ser lubrificados.



Como limpar as ferragens de portas laqueadas?


A limpeza das ferragens deve ser realizada conforme as recomendações de cada fabricante. A Madeiral Porta não fabrica ferragens, mas dá ao cliente a opção de escolher entre alguns modelos padrão ou comprar em fornecedores externos e nos enviar, desde que as ferragens cumpram os requisitos de usinagem.



Cuidados ao limpar portas laqueadas


Para quaisquer modelos de portas laqueadas - sejam portas lisas brancas, portas pivotantes, portas shaft - evite lavar o piso com água em abundância, nos locais em que estejam instalados batentes, guarnições e rodapés de madeira, sejam eles maciços ou laminados. Essa medida prolonga exponencialmente a vida útil da porta e evita incômodos, uma vez que a garantia não abrange portas, batentes, guarnições e rodapés instalados em local em que o piso sofra constante derramamento ou acúmulo de líquidos.


Nunca use produtos químicos como solventes, saponáceos e outras soluções ácidas na limpeza de portas, sob risco de danificar permanentemente o material, causando manchas, ofuscando o brilho do produto e tornando a superfície opaca.


Palhas de aço e esponjas grossas não devem ser utilizadas em hipótese alguma, também podendo danificar permanentemente o produto.


Evite usar panos encharcados, eles devem estar apenas levemente umedecidos.


Nunca limpe portas externas enquanto a peça estiver exposta ao sol, pois o produto aplicado pode secar muito rápido e causar manchas.



Considerações finais


Limpar sua porta laqueada Madeiral é rápido e fácil. Na dúvida, sempre opte pelo básico, pois aqui ele já é mais que suficiente: use um pano levemente umedecido e pronto!


Desse modo, você garante que a estrutura, o brilho intenso e o toque suave da sua porta sejam preservados, proporcionando segurança, elegância e conforto ao seu lar por muito mais tempo!


1.123 visualizações0 comentário
bottom of page